Skip to main content

Dúvidas sobre a possibilidade de cruzar a fronteira entre o Brasil e seus países vizinhos com um carro alugado? Saiba mais sobre como fazer a travessia e sobre a Carta Verde, seguro obrigatório nos países do Mercosul.

Viajar para uma cidade fronteiriça desperta uma vontade: cruzar a fronteira para conhecer o Uruguai – O primeiro país a legalizar a maconha no mundo ou então a Argentina que vem avançando muito no lado medicinal, ou o Chile que tem venda regulada de sementes (para coleção). Mas a pergunta que nossos turistas sempre fazem é: será que eu posso sair do Brasil com um carro alugado?

A resposta é: depende do destino e da locadora, mas para dirigir no Uruguai, Argentina ou Chile recomendamos que faça a sua reserva com retirada e devolução do carro diretamente lá. Vai sair muito mais em conta e vai evitar possíveis tramitações como primeiramente achar uma locadora de carros que tenha essa opção, já que atualmente não encontramos nenhuma que permita a travessia com um carro alugado para países que fazem fronteira com o Brasil

Não adianta só alugar um carro no Brasil e ir, é preciso ficar atento e confirmar com a locadora ou antes de fazer a reserva se a travessia é possível ou não.

Como faço pra saber se posso cruzar a fronteira com o carro alugado?
A maioria das locadoras segue a política de não deixar um carro alugado transitar fora do território nacional. A exceção ocorre nas lojas de atendimento localizadas perto da divisa brasileira com outro país. Lembre-se que a restrição depende não só da locadora, mas também do país!

Quanto a carteira de habilitação, você não precisa se preocupar. A CNH brasileira é válida em todos os países do Mercosul, por isso, você não precisa emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nós aconselhamos fazer, pois assim você pode aproveitar em suas outras viagens, mas caso você não queira, não tem problema 🙂

Na hora de fechar o contrato, pergunte a locadora sobre a restrição de quilometragem. Algumas empresas são mais rígidas com relação a esta regra e podem estabelecer a travessia até 25 quilômetros após a fronteira ou até o duty free da cidade.

Exigências para atravessar a fronteira
Para fazer a travessia para os países do Mercosul é indispensável ter a Carta Verde. Este documento é um seguro obrigatório para todos que pretendem entrar no território de um país do Mercosul.

Como alguns seguros firmados no Brasil não têm validade no exterior, a carta verde garante a cobertura de acidentes, danos materiais e pessoais e despesas hospitalares a terceiros.

O seguro carta verde tem cobertura de US$ 40 mil (quarenta mil dólares) por danos físicos e suas consequências e US$ 20 mil (vinte mil dólares) por danos materiais. O único benefício ao motorista é o pagamento dos honorários do advogado de defesa e custos processuais.

Como conseguir a Carta Verde
A carta verde pode ser obtida em lotéricas, seguradoras ou através da própria agência de locação de automóveis da cidade fronteiriça. Se você mora em outro estado, não será possível adquirir a carta verde em sua cidade. Para facilitar o processo, deixe para fazer a carta verde somente no destino final, antes de embarcar para o exterior.

Algumas agências de locação oferecem a possibilidade de você solicitar a carta verde diretamente na loja e o preço varia de acordo com a locadora e da quantidade de dias se seguro necessários. Além disso, você também pode adquirir o seguro em lotéricas, postos de atendimento e seguradoras próximos à fronteira.

Os documentos necessários para a emissão da carta são: número da sua carteira de habilitação e um certificado de Propriedade do Veículo. Como você estará com um carro alugado, a locadora entregará um documento que tem a mesma funcionalidade do certificado de propriedade. Por isso, é importante ir primeiro à loja de atendimento para então buscar o seguro carta verde.

Também é preciso informar a cidade de fronteira de saída e retorno, o período de viagem e quais os países serão visitados. A validade da carta verde pode ser de alguns dias ou até um ano e o seu valor varia conforme a duração do seguro.

*Os valores indicados aqui podem mudar sem aviso prévio. Os valores corretos serão passados pela locadora escolhida.

Informando a locadora
Depois que você encontrou o carro ideal no nosso site, faça o cadastro e informe no campo “Informações Adicionais” que você pretende seguir viagem até outro país. Não deixe para avisar depois, pois as locadoras também irão lhe ajudar a conseguir a carta verde e darão boas dicas para você cruzar a fronteira.

Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua mensagem!

Quer Encontre o seu carro agora no país de destino!

Nossa ferramenta integrada com o Rentacars.com irá lhe ajudar, seguro e sem complicações!

Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém o WeedTour não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Weed Tour

Weed Tour

Somos uma agência de viagens com foco no turismo canábico. Temos tours em países onde já legalizaram a cannabis. Se você é entusiasta ou deseja saber mais de regulamentação, normas de consumo, cannabis medicinal ou empreendedorismo canábico para estrangeiros o WeedTour foi feito para você!

Leave a Reply

Close Menu

Search
Generic filters

Exibindo os valores em:

-

WhatsApp
0800 761 7029